sábado, 7 de novembro de 2015

O lado da moda que poucos veem

Foto reproduzida da internet



Sweatshop é um documentário/série produzido na Noruega pelo jovem diretor Joakim Kleven, e lançado em novembro do ano passado onde mostra três blogueiros apaixonados por moda que vão trabalhar durante um mês em uma fabrica de roupas na Camboja. Lá eles vão viver a vida das pessoas que ficam até 14 horas sentadas na mesma posição, fazendo o mesmo trabalho sem descanso e recebendo pouco, mas muito pouco mesmo.


Os três jovens são obrigados a se manter com a mesma quantia que os trabalhadores daquela região sobrevivem. E essa situação não é algo exclusivo de Camboja, isso acontece em diversos países inclusive no Brasil, volta e meia grandes marcas se envolvem em escândalos por manterem pessoas em trabalhos degradantes.

Com o passar dos dias os jovens vão mudando a postura perante os acontecimentos. Em uma entrevista ao G1  Anniken conta sobre suas primeiras reações. "Mas acho que é humano. [...] Teve um cinegrafista que sentou com a gente um dia e disse que parecia que a gente não se importava. Eu lembro que fiquei muito brava e falei alto com ele, como ele podia dizer algo assim? Mas em algum ponto durante essa conversa algo mudou. Foi estranho, mas de repente eu comecei a ver tudo diferenteEu mudei. Não tenho apenas uma nova visão sobre roupas, mas sobre muitas outras coisas. Tenho até um pouco de medo de me tornar uma mulher amarga. Escrevo bastante sobre isso no meu blog, que virou mais um blog sobre estilo de vida depois que eu voltei", contou ela.

  O documentário ainda não foi traduzido para o português, mas ao assistir o documentário mesmo em inglês da para perceber tudo o que acontece. Com esse documentário Kleven contou que queria criar uma série que fizesse as pessoas reagirem. "Conseguimos!".




Para assistir aos 5 capítulos da série clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 renata massa